FHSTE assina novo contrato para compra de produtos da Agricultura Familiar (17/06/15)

Cerca de 30% dos alimentos consumidos pelos pacientes são produzidos por agricultores da região

             O Governo Municipal juntamente com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha e EMATER assinaram nesta terça-feira (16) um contrato com a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar (CECAF). Através dele, o Hospital passa a comprar 44 itens produzidos pela agricultura familiar da região.

Em maio do ano passado o Hospital assinou o contrato pela primeira vez sendo o pioneiro no Rio Grande do Sul beneficiando tanto as pessoas que consomem a alimentação oferecida pelo hospital quanto os produtores e cooperativas rurais de Erechim e região. A parceria que vem dando certo este ano aumenta o número de alimentos produzidos pela agricultura familiar de 36 itens para 44.

            O contrato está dentro do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que permite aos hospitais comprarem alimentos com recursos financeiros próprios, de forma simplificada, com dispensa de licitação, por meio de chamadas públicas. Esta modalidade, explica o diretor da FHSTE, Rafael Ayub, permite que o Hospital Santa Terezinha promova a economia local e se aproxime das entidades que fornecem alimentos da agricultura familiar, influenciando positivamente a alimentação com a utilização de produtos saudáveis.

            “Essa parceria firmada ano passado vem dando certo, pois a alimentação também faz parte do tratamento. Se a comida oferecida for de melhor qualidade, o tratamento também tende a ser mais efetivo. Nesta segunda etapa do projeto, vamos buscar fortalecer ainda mais esta parceria para que isso abra oportunidades a outros produtores, possibilitando que mais produtos sejam adquiridos desta forma, em parceria com Governos e sindicatos”, afirma Ayub. 

            Para o Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar Luis Carlos Parise, a assinatura do contrato pelo segundo ano consecutivo mostra a preocupação com alimentação dos pacientes. “Neste projeto: ganha o agricultor, que terá mais uma importante janela para a venda dos seus produtos, ganha a economia da região, pois os recursos serão investidos na produção local, e ganha também os usuários e servidores do Santa Terezinha, que receberão refeições de qualidade ainda maior”, destaca Parise.

            Entre os alimentos adquiridos através do contrato estão: abacaxi pérola, abobrinha, açúcar mascavo, agrião, alface, alho, arroz branco, banana 'Prata', batata doce, batata monalisa, bebida láctea, beterraba, bisteca de porco, brócolis, carne moída de 1ª, carne suína, cebola, cenoura, chimia, couve-flor, couve em folha, extrato de tomate, farinha de milho média, farinha de trigo especial, feijão carioca, laranja, leite pasteurizado, maçã fuji, macarrão, mandioca, manteiga, milho verde congelado, moranga cabotiá, ovo de galinha, pepino para salada, queijo mussarela fatiado, queijo parmesão, radite, repolho branco, repolho roxo, rúcula, suco de uva, tempero verde, tomate longa vida.

 

Capacitação para agricultores da Região

Logo após a assinatura agricultores das cooperativas de Erechim e Região tiveram uma capacitação sobre aspectos legais e operacionais do PAA, modalidade compra institucional.

O presidente da CECAF, Roberto Luis Balen, o representante da Unidade de Cooperativismo da Emater de Erechim, Cleunir Augusto Paris e a gerente dos serviços de nutrição e dietética da FHSTE, Tanise Fitarelli Pandolfi explicaram para os agricultores sobre os prazos e qualidade dos alimentos.

54.3520 2100 FHSTE
Rua Itália 919 . Centro . Erechim.RS
CEP: 99700-000
INSTALAÇÕES
ver todas