Dia do Rim é lembrado na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (10/03/16)

Paciente completa 20 anos de hemodiálise

Nesta quinta-feira (10), comemoramos o dia mundial do rim, neste dia são realizadas ações em todo mundo com o objetivo de divulgar as informações relacionadas a prevenção das doenças renais.  Este ano o tema do Dia Mundial do Rim é “Prevenção da doença renal começa na infância”, o foco é alertar a população com relação a adoção de hábitos saudáveis desde a infância.

20 anos de hemodiálise

Desilde Ines Sassi, professora aposentada de 48 anos, que mora em Severiano de Almeida completou no último mês 20 anos de hemodiálise. Desilde que iniciou o tratamento com apenas 28 anos de idade já passou por aproximadamente 4 mil sessões de hemodiálise.

Com um sorriso no rosto e muito falante ela conta que optou por não fazer o transplante e continuar fazendo o tratamento através da hemodiálise. Ela realiza 3 sessões de 4 horas por semana.

“Eu sempre estava com anemia e pressão alta, vim para Erechim fiz exames e constataram que eu tinha problema renal crônico, logo fui para a fila para transplantes cheguei a fazer exames de compatibilidade que não deram certo, então optei por fazer apenas a hemodiálise. Hoje tenho uma vida normal, faço minhas sessões toda a semana onde sou muito bem tratada o pessoal do Hospital é minha segunda família, sei que muitos pacientes não vivem muito fazendo esse tratamento por isso estou muito feliz e já penso na festa que irei fazer ao completar meus 25 anos de hemodiálise” conta Desilde.

A equipe da Clinica Renal Erechim Unidade Intra Hospitalar da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, organizou uma festa em comemoração aos 20 anos de hemodiálise, conforme o médico nefrologista Paulo Roberto Dall’Agnol a hemodiálise é um dos tratamentos para as doenças renais. “Desilde optou por fazer apenas a hemodiálise o que vem dando muito certo e com certeza é um grande exemplo para outros pacientes” destaca Dall’Agnol.

Hoje a Clinica Renal Erechim Unidade Intra Hospitalar da FHSTE atende com dois médicos nefrologistas, 2 enfermeiras nefrologistas e 14 técnicos de enfermagem uma média de 70 pacientes por mês.

54.3520 2100 FHSTE
Rua Itália 919 . Centro . Erechim.RS
CEP: 99700-000
INSTALAÇÕES
ver todas