Dia da prematuridade é lembrado no Hospital Santa Terezinha (17/11/16)

Uma gestação normal dura entre 37 e 42 semanas, quando um bebê nasce antes de 37 semanas estamos diante de um bebê prematuro.

 Nesta quinta-feira (17), é comemorado do Dia Mundial da Prematuridade, em alusão a essa data o UTI Neonatal da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, preparou algumas atividades.

Todos os funcionários receberam um bóton com o desenho de um pé de bebê, a UTI Neonatal foi enfeitada com um varal com meias de bebês, e todos que passarem pelo setor de internações poderão ver fotos de filhos de funcionários e funcionários que nasceram prematuros e que hoje estão bem.

A UTI Neonatal atende média de 25 crianças por mês dos municípios da 11ª coordenadoria de saúde e da central de leitos do Estado de bebês. O Brasil ocupa a 10ª posição em incidência de nascimentos prematuros, cerca de 12%, o dobro da  incidência de países Europeus.

Conforme a médica pediatra Silvia Regina Hofmann os problemas da prematuridade vão além do baixo peso, pois a imaturidade de seus órgãos e sistemas torna seu corpo mais vulnerável. “As medidas preventivas do parto prematuro iniciam com a detecção precoce da gravidez, com acompanhamento pré-natal regularmente, permitindo assim a detecção de eventuais intercorrências que se tratadas precocemente poderão prolongar a gestação” destaca a médica.

A UTI Neonatal da FHSTE, tem muitas histórias de bebês que nasceram prematuros e que hoje estão bem, como é o caso do pequeno Bernardo, que nasceu com apenas 1 quilo e 29 semanas, passou 3 meses internado e hoje está com 1 ano e 3 meses. Enquanto conversávamos com seus pais Juliana e Vanderlei Ribeiro, o pequeno Bê, que não parava de sorrir já ensaiava para dar os primeiros passos.

Sua mãe Juliana explica a dificuldade de ter um bebê prematuro e vê-lo ficar na UTI. “É difícil, parece que a luta não tem fim, mas tudo tem seu tempo. não dá para perder a esperança, depois é só alegria, nós tivemos o apoio da toda a equipe do Hospital e das outras mães que também estavam com seus bebês na UTI, mas tudo valeu à pena, porque hoje ele está bem e sem nenhuma sequela” relata a mãe olhando para o filho que brinca com o pai.

54.3520 2100 FHSTE
Rua Itália 919 . Centro . Erechim.RS
CEP: 99700-000
INSTALAÇÕES
ver todas