RESIDÊNCIA MÉDICA
Na última sexta-feira 28, foi realizada no Espaço Santa Terezinha a formatura de um grupo de 06 médicos que concluíram o Programa de Residência Médica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, evento que contou com a presença do Diretor Executivo, Helio José Bianchi; Diretor Técnico e Coordenador do COREME (Comissão de Residência Médica), Dr. Celso David Lago; Representante dos médicos preceptores, Dr. Jean Carlos Zanardo; e representante do Curso de Medicina da URI Campus de Erechim, Dr. Leandro Gritti. Participam do evento, ainda, familiares dos formandos, médicos e funcionários do hospital.
Abrindo o evento, Dr. Lago ressaltou que “a residência médica é um período em que o profissional aprimora suas habilidades técnicas, raciocínio clínico e a capacidade de tomar decisões, tão essencial na vida profissional de um médico”. Prosseguiu afirmando que “na residência o médico desenvolve atitudes que lhe permitem valorizar o significado dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na doença, assim como promove sua integração com equipes multiprofissionais para a prestação de assistência aos pacientes”. Ao concluir, dirigiu-se aos residentes, garantindo que “houve em todos nós um crescimento paralelo ao crescimento de vocês”.
No Brasil, a residência médica no modelo atual foi instituída pelo decreto n.º 80.281 de 5 de setembro de 1977, o mesmo que criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Na FHSTE, o Programa de Residência Médica teve início em março de 2014, com dois residentes na especialidade de clínica médica. Até o momento 17 médicos já concluíram a residência médica. Atualmente são 18 médicos residentes nas áreas de clínica médica, ortopedia e traumatologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e, ainda, pediatria.
Para o Dr. Jean, apesar de um início discreto do programa “nestes anos tomamos corpo e hoje formamos a quinta turma de residentes com a sensação boa de ter transmitido conhecimento e prática”. Ao finalizar, lembrou que “com ética, respeito e ciência podemos fazer o melhor pelo próximo”.
Representando o grupo de residentes médicos formandos, a Dra. Marieli agradeceu aos muitos preceptores de diferentes especialidades que com seus ensinamentos contribuíram com o aprendizado do grupo, afirmando que “se hoje saímos melhores, mais preparados e prontos para trabalhar, isso devemos quase na totalidade a vocês”.
Para Hélio Bianchi, “a função da administração é garantir condições técnicas, infraestrutura física adequada e recursos tecnológicos para que o aprendizado e a prática médica sejam realizados, tendo em vista o desenvolvimento do cuidado integral à saúde dos pacientes”. Para Bianchi, “os alunos que escolhem o hospital para sua residência médica, trazem para dentro da instituição novas ideias, conceitos e realidades que nos desafiam e impulsionam a realizar as mudanças e evoluir em todos os sentidos”.