Equipe da FHSTE realiza cirurgia para tratamento de ferimento no coração (28/08/13)

Equipe cirúrgica da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, compostas pelos médicos cirurgião geral Paulo Orengo, cirurgião vascular Fernando Savegnago, anestesiologista Leandro Roisman, plantonista Wilson Taglietti e equipe de enfermagem realizaram uma cirurgia para tratamento de ferimento cardíaco.

No dia 27 de junho a paciente de 24 anos foi vítima de agressão por quatro golpes de faca no tórax na região do coração, tecnicamente conhecida como pré cordio, um destes golpes atingiu o músculo do coração, o que causou sangramento dentro do tórax fazendo com que a paciente corresse risco de morte.

Conforme o cirurgião vascular Fernando Savegnago, o atendimento intra-hospitalar teve que ser rápido, e em poucos minutos a paciente estava na sala de cirurgia e sendo operada, realizando uma sutura do músculo do coração para estancar o sangramento. “Este tipo de ferimento é uma situação muito grave, que na grande maioria das vezes o paciente não chega vivo ao serviço de emergência do hospital. Por isso, o atendimento médico deve ser o mais rápido possível e na maioria dos casos deve-se instituir o tratamento cirúrgico para correção do ferimento” ressalta Fernando.

Taxas reais de sobrevida são de difícil cálculo, mas muitos estudos estimam taxas de mortalidade chegando a 95% dos casos. O mecanismo do trauma e o quadro clínico à admissão e o atendimento hospitalar são as variáveis mais importantes para a determinação do desfecho nesses pacientes.

A paciente reagiu bem a cirurgia, ficou por 48 horas internada na CTI – Centro de Tratamento Intensivo, do hospital e no 12º dia de internação a paciente foi para casa bem.

54.3520 2100 FHSTE
Rua Itália 919 . Centro . Erechim.RS
CEP: 99700-000
INSTALAÇÕES
ver todas