Residência Médica

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, como hospitais-escola, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, os pós graduados realizam atividades profissionais remuneradas, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. Os médicos residentes são remunerados sob a forma de bolsa-auxílio.

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.

A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica

No Brasil, a Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, a residência médica teve início em março de 2014, onde deu-se início ao primeiro curso.

A primeira turma contou com dois residentes na área de Clínica Médica.

Em 2015 a FHSTE recebeu mais quatro residentes. Dois em Clínica Médica, um em Ginecologia e Obstetrícia e um em Cirurgia Geral (Cirurgia Básica).

Hoje a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, conta com treze médicos residentes, sendo: quatro em clínica médica, dois em ortopedia e traumatologia, três em cirurgia básica, quatro em ginecologia e obstetrícia.

Em 2018, a FHSTE foi autorizada a iniciar residência médica na especialidade de pediatria, e em 2019 um médico residente dará início ao primeiro curso de especialização nesta área.

54.3520 2100 FHSTE
Rua Itália 919 . Centro . Erechim.RS
CEP: 99700-000
INSTALAÇÕES
ver todas